TRABALHOS CIENTÍFICOS - NORMAS DA ABNT
O
QUE É TRABALHO ACADÊMICO-CIENTÍFICO?
É
o documento resultante de um estudo e deve expressar o conhecimento
sobre o assunto pesquisado.
O
QUE É NECESSÁRIO PARA SE FAZER UM TRABALHO ACADÊMICO?
- LER
- CRIAR
- ESTUDAR
- COMUNICAR
OBS:
sem comunicar os resultados, sua pesquisa não servirá a seu fim.
ESTRUTURA E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS
O
papel utilizado em um trabalho científico deve ser formato:
- A4 (21 x 29,7 cm).
- A letra (fonte) recomendada é a Arial deve ser tamanho 12.
- O texto deve ser alinhado a direita. Evite a hifenização (separação das palavras ao final das linhas).
MARGENS:
- Margem esquerda: 3cm
- Margem direita: 2 cm 3 2
- Margem superior: 3cm
- Margem inferior: 2 cm
ESPAÇAMENTO:
- O espaçamento entre as linhas deve ser 1,5.
- O parágrafo deve iniciar a 1,25 cm da margem esquerda e não se deve deixar espaço entrelinhas diferenciado entre eles.
PAGINAÇÃO:
- Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto devem ser contadas seqüencialmente, mas não numeradas.
- A numeração é colocada a partir da primeira folha da parte textual (introdução), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2cm da borda superior.
Ex:
1
INTRODUÇÃO
(Exceto
as Referências que deve ter o título centralizado).
ELEMENTOS:
- Pré-Textuais: folha de rosto e sumário ;
- Textuais: introdução, desenvolvimento e conclusão;
- Pós-Textuais: referências, apêndice e anexo.
ELEMENTOS
PRÉ- TEXTUAIS:
*SUMÁRIO:
É a
relação enumerada
das principais
divisões (capítulos),
subdivisões (tópicos)
e outras
partes do
trabalho, na
ordem em
que aparecem
no texto.
Indica a
página inicial
em que
se localiza
a parte
correspondente.
ELEMENTOS TEXTUAIS:
*
INTRODUÇÃO
- Fornecer uma visão global do assunto tratado (contextualização)
- Contemplar a relevância do assunto (justificativa)
- Apresentar para quê ele foi elaborado (objetivo)
- Abordar genericamente os capítulos e as subunidades que serão discutidas (estrutura do texto)
*
CORPO
DO
TRABALHO
OU
DESENVOLVIMENTO
É
a parte principal de um trabalho científico. Texto interativo entre
o autor do trabalho e a literatura existente.
*
CONCLUSÃO
Resposta
aos objetivos. Relatar as principais contribuições da pesquisa.
ELEMENTOS
PÓS-TEXTUAIS TEXTUAIS:
*
REFERÊNCIAS
São
todas
as
referências
utilizadas
para
fazer
o
trabalho:
livros,
artigos,
páginas
da
web,
revistas
...,
tudo
deve
ser
citado
nas
referências.
*
APÊNDICES
Materiais
produzidos
pelo
pesquisador
(somente
as
questões:
da
entrevista,
questionário,
formulário).
Devem
ser
apresentados
após
as
referências(SOBRENOME
DO
AUTOR,
Prenomes.
Título:
subtítulo.
Edição,
local:
Editora,
ano.)
*
ANEXOS
Materiais
produzidos
por
outros
autores,
retirados
de
revistas,
cópia
de
documentos,
mapa,
fotografias...
Devem
ser
apresentados
após
os
apêndices.
CITAÇÕES:
A)
DIRETAS:
transcrição
dos
conceitos
do
autor
consultado.
Podem
ser
curtas
ou
longas.
B)
INDIRETAS: transcrição livre do texto do autor consultado.
C)
CITAÇÃO DE CITAÇÃO: transcrição direta ou indireta de um texto
em que não se teve acesso ao original.
DIRETAS
- Citação
Curta
Citação
com
até
três
linhas,
transcrita
no
texto,
entre
aspas.
Exemplo:
Para
Larroyo
(1982,
p.
15)
a
educação
é
“um
fato
que
se
verifica
desde
as
origens
da
sociedade
humana”
Desta
forma, pode-se observar que......
- Citação
longa
Com
mais de três linhas, transcrita em parágrafo distinto. O texto
citado é apresentado sem aspas e transcrito em letra menor - letra
Arial, tamanho 10.
Exemplo:
Para
Dogmen (1997, p. 24), a EAD é:
uma
forma sistematicamente organizada de auto-estudo onde o aluno se
instrui a partir do material de estudo que lhe é apresentado, onde o
acompanhamento e a supervisão do estudante são levados a cabo por
um grupo de professores.
A
respeito deste assunto pode-se dizer que a EAD é um novo método
....
INDIRETA
É
o
texto
redigido
pelo
autor
do
trabalho
com
base
em
idéias
de
outro
(o)
autor
(res),
que
deve,
contudo,
traduzir
fielmente
o
sentido
do
texto
original.
A
citação
indireta
pode
aparecer
sob
a
forma
de
paráfrase
ou
de
condensação,
porém
jamais
dispensa
indicação
da
fonte.
Paráfrase:
Explicação
do
texto
por
meio
de
outras
palavras.
Exemplo:
Conforme
Estela
(1980,
p.
56),
os
resultados
das
ciências
que
se
dedicam
ao
estudo
dos
fenômenos
da
Educação,
embora
válidos
em
si
próprios,
apresentam
interesse
limitado
à
Pedagogia.
Condensação:
Tornar
resumido.
Quando
fala
da
idéia
central
de
um
livro.
Exemplo:
Em
seu
livro
Filosofando,
Aranha
e
Martins
(1993)
tratam
sobre
questões
de
filosofia,
que............
CITAÇÃO
DE CITAÇÃO
Utiliza-se
na impossibilidade de acesso a obra original.
Exemplo:
Segundo
Rezende
apud
Araújo
(1992,
p.
74),
“uma
das
maiores
ditaduras
que
se
opera
uma
população
é,
justamente,
a
ditadura
da
desinformação”.
CUIDADOS
A SEREM TOMADOS NA REDAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS
- Frases pequenas, com o menor número possível de períodos são preferíveis.
- Frases longas em meio a parágrafos são cansativas para o leitor, prejudicando a concentração e o entendimento do texto.
- Precisão vocabular e terminologia específica são requisitos fundamentais para a escrita correta de um trabalho.
- Frases pequenas, com o menor número possível de períodos são preferíveis.
- Frases longas em meio a parágrafos são cansativas para o leitor, prejudicando a concentração e o entendimento do texto.
- Precisão vocabular e terminologia específica são requisitos fundamentais para a escrita correta de um trabalho.
- Frases pequenas, com o menor número possível de períodos são preferíveis.
- Frases longas em meio a parágrafos são cansativas para o leitor, prejudicando a concentração e o entendimento do texto.
- Precisão vocabular e terminologia específica são requisitos fundamentais para a escrita.
EM BREVE VOU PUBLICAR OS SLIDES APRESENTADOS NAS AULAS DE SEMINÁRIO INTEGRADO!
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