domingo, 28 de julho de 2013

Modelo para começar o artigo

 Modelo para Artigo (de doze a quinze páginas)
(Arial 12 . 2 espaços)


TÍTULO DO ARTIGO
(centralizado e em negrito)

Nome do autor (a)1
Nome do orientador (a) ou coordenador (a)
(Arial 12 . 2 espaços)




RESUMO

Deve ser elaborado com no máximo, 250 palavras, escrito na terceira pessoa do singular e redigido em um único parágrafo, com frases completas e claras, em espaço simples de entrelinhas e sem recuo de parágrafo; deve-se evitar citação; usar fonte tamanho 12 (doze) e texto justificado. Sequência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos. Apresentado em parágrafo único e sem recuo. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal, em seguida, indicar a informação sobre o tipo de trabalho que foi desenvolvido (pesquisa bibliográfica, estudo de caso, etc.). Usar o verbo na terceira pessoa do singular. Fonte: arial 12. Espaçamento: simples . Alinhamento: justificado.


Palavras-chave: palavra 1. palavra 2. palavra 3.
indicar de 3 a 5 palavras. As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão: Palavras-chave, separadas entre si por ponto e finalizadas
também por ponto. As palavras-chave são os principais temas tratados no artigo.

Introdução
  • A introdução deve conter os seguintes elementos: apresentação do tema, objetivos da pesquisa, justificativa e informação sobre a estrutura do trabalho, proporcionando ao leitor uma ideia de como está organizado o texto.


Desenvolvimento
      O desenvolvimento é a parte principal do artigo, a qual deve apresentar:
  • fundamentação teórica - as idéias que a literatura traz sobre o objeto, metodologia.
  • descrição dos métodos, técnicas, procedimentos e resultados. 
  • observações próprias (item utilizado apenas quando o artigo aborda uma pesquisa de campo).
  • discussão dos resultados - confronto dos resultados com os da literatura.(item utilizado apenas quando o artigo aborda uma pesquisa de campo). 
  • desenvolvimento pode dividir-se em seções e subseções.


Conclusão
     A conclusão deve responder às questões da pesquisa relacionadas aos objetivos e hipóteses, de forma breve, podendo apresentar recomendações e sugestões para trabalhos posteriores.


Referências
       O item referências é elemento obrigatório, apresentado na forma de lista dos documentos que foram efetivamente citados no texto; as referências devem ser ordenadas alfabeticamente por autor, alinhadas somente à margem esquerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário